www.professor.JorgeW.com

Concreto Armado e Protendido

Softwares -> Profissionais - Acadêmicos (freeware)

Aqui uma breve descrição dos softwares consagrados no mercado e dos de uso acadêmico.

Nível Profissional - TQS - Eberick - CypeCAD

"TQS - é um software destinado à elaboração de projetos estruturais de edificações de concreto armado. É composto por um conjunto de sistemas que, de forma totalmente integrada e automatizada, fornecem recursos necessários para a concepção estrutural, análise estrutural, dimensionamento e detalhamento de armaduras, geração de desenhos até a emissão de plantas.
O TQS torna a elaboração de projetos estruturais um processo altamente produtivo e tem impacto direto na qualidade dos mesmos. Permite o pleno atendimento aos requisitos das normas técnicas ABNT e a compatibilização do modelo estrutural dentro de um processo BIM. A TQS Informática Ltda. é uma empresa prestadora de serviços através do fornecimento de sistemas computacionais gráficos para engenharia de estruturas."
http://www.tqs.com.br/

 

"Eberick - é um software para projeto estrutural em concreto armado moldado in-loco e concreto pré-moldado que engloba as etapas de lançamento, análise da estrutura, dimensionamento e o detalhamento final dos elementos.

Possui um poderoso sistema gráfico de entrada de dados, associado à análise da estrutura em um modelo de pórtico espacial, e a diversos recursos de dimensionamento e detalhamento dos elementos, de acordo com a NBR 6118:2014, além da visualização tridimensional da estrutura modelada e exportação de arquivos em formato .IFC (BIM), DWG, DXF, STL e .OBJ."

A AltoQI também fornece softwares de dimensionamento Elétrico, Hidráulico e Hidrossanitário:

http://www.altoqi.com.br/software/projeto-estrutural/

 

"CypeCAD - é um programa de cálculo estrutural e projeto estrutural em concreto armado, pré-moldado, protendido e misto de concreto e aço que engloba as etapas de:

  • Lançamento do projeto estrutural
  • Análise e verificação completa da estrutura
  • Dimensionamento e detalhamento final dos elementos
Compatível com o Windows, com uma plataforma CAD própria, o Cypecad tem capacidade para trabalhar com estruturas de pequeno, médio e grande porte. Contém uma interface gráfica otimizada para facilitar a utilização e agilizar o processo de desenvolvimento do projeto." A Multiplus também oferece softwares para dimensionamento de estruturas Metálicas, Saneamento e outros:
http://www.multiplus.com/

 

Nível Acadêmico (freeware) - Ftool - Norma e Oblíqua (Pilares)

"Ftool - é um programa que se destina ao ensino do comportamento estrutural de pórticos planos, ocupando um espaço pouco explorado por programas educativos, que se preocupam mais com o ensino das técnicas numéricas de análise, ou por versões educacionais de programas comerciais, mais preocupados em introduzir os estudantes às suas interfaces. Seu objetivo básico é motivar o aluno para aprender o comportamento estrutural.
A experiência de ensino nesta área tem mostrado que o processo de aprendizado dos métodos de análise estrutural não é eficiente sem o conhecimento sobre o comportamento estrutural. É muito difícil motivar o aluno padrão a aprender a teoria dos métodos de análise sem entender como o modelo sendo analisado se comporta na prática. O processo de aprendizado dos métodos de análise melhoraria bastante se o estudante pudesse aprender sobre o comportamento estrutural simultaneamente."
Desenvolvido pelo professor Luiz Fernando Martha da PUC-Rio e pela ALIS, que é uma empresa brasileira, de base tecnológica, voltada a apresentar soluções em Engenharia e Sistemas Computacionais. A ALIS é proveniente do Instituto Tecgraf/PUC-Rio (Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica da PUC-Rio) e foi criada para ser o elo entre a pesquisa e o produto, permitindo agregar uma visão empresarial ao ciclo da inovação. 
http://www.alis-sol.com.br/ftool/

 

Normal e Oblíqua - são executáveis que geram as curvas de resistência Md x Nd para checagem de dimensionamento de pilares, flexo-xompressão normal e flexo-compressão oblíqua respectivamente.
Elaborado no Centro de Estudos de Engenharia Civil - CESEC da Universidade Federal do Paraná - UFPR, pelos autores: Cicero Augusto Wollmann Zandoná, Maria Fernanda Figueiredo de Oliveira, professores PhD Marcos Antônio Marino e DSc Sérgio Scheer.
São uma forma dinâmica de se consultar os ábacos ou tabelas de dimensionamento de pilares. Você cira seu pilar quanto ao fck, fyd, dimensões da seção, qunatidade e bitolas de aço, assim como a quais esforços este está submetido. Se o ponto ficar dentro ou sobre as curvas, o dimensionamento estará checado!